2 de dez. de 2008

Festival Omelete Marginal: 15horas de música, cultura e arte na Praça do Papa

Depois do “Dia D” e “Festival de Alegre”, o ES volta a ter um grande festival! Nos dias 13 e 14 de dezembro de 2008, quando a revista Omelete Marginal completa um ano, Vitória vai receber a primeira edição do Festival Omelete Marginal. Música, cinema, teatro, dança, moda, fotografia, artes plásticas visuais e digitais, convergindo num mesmo espaço, criando uma grande rede cultural potencializada por conexões entre pessoas. Tudo isso na Praça do Papa, na Enseada do Suá. Ah, e a ENTRADA é FRANCA! Clique na figura e confira a programação:

Então se prepare. Arrume sua canga, cadeira, coloque frutas, sanduíches, garrafa de suco tang, de gengibre, de catuaba e de água na mochila para agüentar a maratona de shows e apresentações que vão entrar para história, e de quebra para o calendário cultural na capital capixaba.

Com artistas e bandas que se destacam no novo modelo de mercado cultural capitaneado pela internet, o Festival Omelete Marginal vai promover o diálogo entre os agentes culturais do estado, estimulando a formação de novas platéias e a difusão da produção artística local. Sem contar o incentivo para novas carreiras solos, estréias de músicos em festivais e discos que serão lançadas na Praça do Papa. É o caso de Gustavo Macaco e de Mevoah (Tati Wuo, do Crivo), ambos dando início a projetos pessoais. Já Fê Paschoal e Mickey Gang tocarão pela primeira vez em eventos dessa grandeza. Os consagrados Alexandre Lima, Tamy, J3 e a banda Solana vão fazer apresentar seus discos no Festival Omelete Marginal.

É notória a variedade da programação do festival, um evento multifacetado, fundamentado nos princípios de coletividade e conectividade. Seu propósito é mapear a movimentação artística, descobrir quem são, onde estão e o que fazem as mentes mais criativas do Espírito Santo.

Prêmio Omelete Marginal - votação até este domingo (07)

O dia 14 de dezembro aparece lá no início da matéria, mas não é por que o festival termina na madrugada de domingo. E sim, porque na domingueira vai rolar o Prêmio Omelete Marginal. São 130 artistas concorrendo em 26 categorias, numa premiação decidida pelo público, que pode votar pelo site Intervenções Urbanas (IU) até este domingo (07).

Aproveite então o tempinho que resta para escolher quem são os destaques no cenário cultural capixaba: acesse
http://www.iu.art.br/.

Os prêmios serão entregues no Hotel Senac Ilha do Boi, na noite do domingo (14). Este evento não será aberto ao público, mas quem tiver interesse e tem um trevo de quatro folhas guardado a sete chaves, pode tentar ganhar o convite que é sorteado pela rádio Cidade FM 97,7 e pela página do IU.

Revista OMELETE MARGINAL

O Festival Omelete Marginal é um desdobramento da revista eletrônica de mesmo nome, fundada em dezembro de 2007 pelo agitador cultural Fred Entringer. A revista Omelete Marginal nasceu num período de renovação do cenário artístico no Espírito Santo. Com foco na cadeia criativa capixaba, segue com a proposta de contar histórias e revelar ídolos através de entrevistas, reportagens, matérias, artigos e crônicas. Tudo com inteligência, objetividade, irreverência e polêmica. Com esse conceito, faz sucesso, e hoje já é a principal referência do ES quando se fala em cultura local. De corpo multimída, a OM é uma publicação para ler, ver e ouvir.

A revista Omelete Marginal, que fica hospedada dentro do portal cultural IU – Intervenções Urbanas (
http://www.iu.art.br/).